Alterações nos Mamilos - Quando Procurar Ajuda Médica?Alterações nos Mamilos - Quando Procurar Ajuda Médica?

Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica? – Assim como outras partes do corpo, os mamilos também sofrem alterações com o passar do tempo – incluindo mudanças no tamanho, cor e forma. Essas variações são naturais e ocorrem em todas as mulheres. Com o avanço da idade, o aumento de peso e as gravidezes, são comuns os relatos de escurecimento do mamilo e aumento do seu volume. Se você notou essas alterações, fique calma. Isso não é motivo de preocupação.

Algumas alterações, no entanto, podem ser sinais de problemas ginecológicos e por isso merecem atenção médica. Aqui, listamos algumas mudanças nos mamilos que podem ser perigosas e configuram um bom motivo para uma consulta médica. Acompanhe.

Alterações nos Mamilos

Secreção Mamilar

Durante o período de gravidez e amamentação, o vazamento de uma secreção branca, clara ou leitosa dos mamilos é natural. Fora dessas ocasiões, no entanto, o vazamento de secreção mamilar não é normal e pode estar querendo lhe indicar algo.

Esta secreção é óbvia em alguns casos, pois sai em grande quantidade. Outras vezes, porém, ela pode ser sorrateira, surgindo como uma descoloração em sutiã ou camisa e passando despercebida. Sua coloração pode ser clara, esbranquiçada, transparente, verde, vermelha ou marrom. Suas possíveis causas incluem a ingestão de determinados medicamentos, tumores benignos e raramente câncer, e a aparência da secreção varia de acordo com a causa.

O vazamento de secreção dos mamilos é motivo de preocupação quando ocorre espontaneamente – ou seja, sem que o mamilo seja pressionado ou estimulado -; quando ocorre em mulheres com 40 anos de idade ou mais; quando sai apenas de um mamilo, é sanguinolento ou de coloração rosa ou vem acompanhado de nódulos palpáveis.

Se você tem notado a presença de secreção mamilar não associada à gravidez ou à amamentação e se encaixa em algum dos perfis citados, consulte um especialista. Ele solicitará os exames necessários para identificar a causa e descobrir se trata-se ou não de uma condição preocupante. Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Erupção no Mamilo

Desenvolver uma erupção no mamilo não é normal. Caso você note a presença de uma erupção no seu mamilo que não se resolva dentro de uma semana, deve solicitar uma consulta com seu médico.

Existe uma manifestação rara do câncer de mama denominada Doença de Paget. Um dos mais característicos sinais de alerta da doença é o surgimento de uma erupção cutânea no mamilo, semelhante a um eczema. Por isso, diante do seu aparecimento, é importante buscar a ajuda de um mastologista o mais rápido possível para confirmar – ou descartar – a suspeita de Doença de Paget.

A lesão eczematosa, nesses casos, geralmente afeta apenas um mamilo. Em casos mais graves, ela pode envolver também a pele que está em volta. A erupção pode vir acompanhada de outros sintomas, incluindo prurido, vermelhidão e ulceração da papila (bico do peito), retração do mamilo, secreção mamilar, dor e endurecimento do complexo aréolo papilar.

O diagnóstico precoce é determinante na eficácia do tratamento do câncer de mama. Caso você experimente coceira, vermelhidão na aréola e no bico das mamas ou qualquer um dos demais sintomas citados, não negligencie-os e procure um especialista. Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Mamilos Invertidos

Os mamilos invertidos são aqueles que estão aparentemente “do avesso”. Este evento pode ocorrer apenas em um mamilo ou em ambos, e é comum durante a fase da puberdade. Diferentemente do que se pensa, não são todos os mamilos que ficam para fora; é possível – e completamente natural, na maioria dos casos – tê-los recuados para dentro. O que não é natural, no entanto, é quando seus mamilos sempre foram para fora e, de repente, são invertidos. Esses são os chamados “mamilos recém-invertidos”.

Os mamilos recém-invertidos podem ser resultado de muitas infecções mamárias, como a mastite, bem como de ectasia ou obstrução do ducto de leite – quando os ductos mamários tornam-se constantemente bloqueados ou entupidos. Isso pode ocorrer mesmo em mulheres que não estão amamentando.

Além disso, os mamilos recém-invertidos podem ser um indicativo de um câncer subjacente. Por isso, caso você não tenha nascido com os mamilos invertidos e observou esta mudança repentina, consulte um ginecologista o quanto antes. Se for um indicativo de câncer, o diagnóstico precoce pode ser determinante no sucesso do tratamento.

Depois de tratada a causa dos mamilos invertidos, a chance de retornarem à sua posição original é grande. Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Dor nos Mamilos – Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Os mamilos são partes extremamentes sensíveis do corpo feminino, e por isso a dor nesta região é comum – especialmente durante a semana que antecede o período menstrual da mulher. Entretanto, nos casos em que a dor for persistente, muito intensa ou vir acompanhada de outros sintomas, como febre, você deve consultar um médico imediatamente. Este pode ser um sinal de condições ginecológicas subjacentes.

Pêlos nos Mamilos – Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

A maior parte da população feminina tem (ou já teve) pêlos escuros e soltos em torno do mamilo e aréola. O aparecimento desses pêlos é completamente natural e, caso você sinta-se incomodada com eles, cortá-los ou arrancá-los é seguro.

Contudo, a presença de pêlos entre os seios não é normal e merece atenção médica, pois pode ser um indicativo de desequilíbrio hormonal. Alterações nos Mamilos – Quando Procurar Ajuda Médica?

Alterações nos Mamilos – Buscando Ajuda Médica

Os mamilos são uma parte muito sensível e íntima do corpo feminino, e por isso a maioria das mulheres não sente-se à vontade para conversar sobre isso com outras mulheres e até mesmo com o ginecologista. Em alguns casos, no entanto, esta discussão é necessária.

As alterações dos mamilos citadas no texto podem ser sinais que seu corpo está lhe dando de que algo não vai bem. É de extrema importância que você ouça estes sinais e verifique, em consulta, se trata-se ou não de um motivo de preocupação.

Portanto, se você apresentou uma ou mais das alterações citadas, consulte o seu ginecologista de confiança para identificar a causa. Caso haja um problema ginecológico por trás destes sinais, não se preocupe: o diagnóstico precoce é determinante no sucesso do tratamento e, através da abordagem adequada indicada pelo seu médico, logo você estará curada. Se a alteração mamária não for motivo de preocupação, você seguirá normalmente sua vida. Só não deixe de procurar ajuda médica por medo ou constrangimento.

O Med9https://www.abctudo.com.br/
Tudo sobre Medicina. De uma forma fácil, prática e bem humorada! chega das chatices técnicas que todos os médicos na Internet usam!

Troca de Informações

Alterações nos Mamilos - Quando Procurar Ajuda Médica?Alterações nos Mamilos - Quando Procurar Ajuda Médica?

Conteúdo Relacionado

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Ao se expor ao risco de contrair HIV, existe uma série de procedimentos que devem ser tomados pelo médico infectologista, para diagnosticar e até...

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,403SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Ao se expor ao risco de contrair HIV, existe uma série de procedimentos que devem ser tomados pelo médico infectologista, para diagnosticar e até...

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

Vergonha de Falar sobre Incontinência Urinária com o Ginecologista Atrasa o Tratamento

Falar sobre Incontinência Urinária. A incontinência urinária, assim como todas as disfunções do assoalho pélvico, atingem um número significativo de mulheres. No entanto, são...

O que significa exames de sífilis alterados pós tratamento?

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por...