Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo EstresseCefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse

Cefaleia tensional: a dor de cabeça causada pelo estresse. Já ouviu falar? Vem saber mais sobre isso.
Atualmente, a vida têm sido muito corrida e, constantemente, vivemos situações de estresse.
É o estágio que tem que acordar cedo pra ir, porque fica longe.
É o trânsito que não anda e você chega atrasado.
É o chefe que coloca pressão, porque quer as coisas para ontem.
Enfim, é a vida que é muito corrida e nos deixa loucos.
Mas sabe o que é pior? No final do dia, ainda sofrer com dor de cabeça.
Se você se identificou ou conhece alguém assim, devo te informar que essa dor de cabeça não se trata de enxaqueca, mas de cefaleia tensional. Não sabe a diferença? Achou que existia apenas um tipo de dor de cabeça e qualquer remédio resolveria? Então, vamos nos informar mais sobre o assunto.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – DOR DE CABEÇA OU CEFALEIA

A dor de cabeça recebe o nome técnico de cefaleia e faz parte do grupo de doenças mais comuns entre a população mundial. Para você ter uma ideia: a cada 10 mulheres, pelo menos, 7 têm episódio de dor de cabeça por mês e no caso dos homens, no mínimo 5 são afetados com a doença.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – CEFALEIA TENSIONAL

A dor dessa cefaleia é descrita como uma sensação de aperto na parte da frente, dos lados e de trás da cabeça. E como isso acontece? Em situações de estresse, o corpo reage às pressões externas. Com isso, contrai os músculos da cabeça e pescoço de maneira prolongada. As dores podem durar de 30 minutos a vários dias.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – CEFALEIA TENSIONAL X ENXAQUECA

Você sabia que existem mais de 150 tipos de cefaleias?

Isso significa que a enxaqueca e a cefaleia tensional são tipos de dores de cabeça. Então, bora ver a diferença dessas cefaleias.

A cefaleia tensional é caracterizada como uma dor que se assemelha a uma faixa apertando a cabeça, fazendo pressão. Assim, o que distingue o diagnóstico de cefaleia tensional da enxaqueca é: a cefaleia não se manifesta associada a náuseas, vômitos, incômodo com a luz, som e odor. Afinal, geralmente, a enxaqueca é uma dor de cabeça acompanhada desses episódios. Logo,  a enxaqueca tem progresso lento e varia na intensidade, de maneira que pode persistir por muitos dias.

Essa doença acomete mais mulheres numa faixa etária de 20 a 40 anos.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – O QUE VOCÊ FAZ

Agora me responde: O que você faz quando sente uma dor de cabeça intensa, que te incomoda e te atrapalha a fazer suas obrigações por vários dias?

  1. É só uma dor de cabeça, tomo um analgésico para melhorar
  2. Tomo um remédio e procuro um neurologista

Eu sei que muita gente ia responder 1, inclusive minhas amigas. Afinal, é muito comum as pessoas se automedicarem. Por isso, esses dias tive que ter um papo sincero com elas. Pois, essa atitude é um descaso com a saúde. Sabe por quê? Casos como esse, você toma o remédio e a dor some. Porém, pouco tempo depois, a dor volta e adivinha… você toma o remédio e é aí que começa o círculo vicioso. Conclusão: sua dor de cabeça torna-se recorrente. Por esse motivo, fica claro que o remédio apenas mascara o efeito e não cuida da causa da sua dor de cabeça.

Assim, o questionamento que fica é: reprimir os efeitos ou combater as causas? Aliás, quando os medicamentos são usados de forma abusiva ou por muito tempo, podem resultar em uma dor de cabeça mais intensa, tornando-a um problema que vai persistir por muito tempo.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – CLASSIFICAÇÃO

A classificação da cefaleia tensional é dividida em:     

  • episódica: dor contínua de intensidade leve a moderada
  • crônica: dores contínuas que duram no mínimo 15 dias por mês

Portanto, o ideal é procurar um neurologista e evitar a automedicação. Da mesma forma, você deve ter consciência de que seu ritmo de vida deve estar muito acelerado, por isso, é essencial uma quebra na rotina.

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse – COMO ALIVIAR E TRATAR A CEFALEIA TENSIONAL

Para aliviar suas dores de cabeça, inclua na sua vida: 

  • A prática regular de esportes (aquele fut de final de semana e a aula de zumba, contam viu?!)
  • Uma alimentação balanceada
  • Boas noites de sono
  • Evite álcool, tabaco e cafeína

Além desses itens, atividades de relaxamento como ioga, podem ser grandes parceiros no alívio das dores. O mais importante mesmo é ter um acompanhamento psicológico, além do médico especialista. Afinal, ajudam a resolver os conflitos internos e contribuem em um melhor comportamento, domínio das emoções e sensações físicas diante das situações estressantes. Com isso, é possível ter uma vida mais equilibrada e das causas da sua dor de cabeça.

Cadê o tratamento? 

O tratamento começa quando você decidir que quer melhorar. Não se esqueça que todos merecemos um descanso e você não é obrigado a ser sempre o primeiro, a ter as melhores coisas, a comprar os produtos mais caros ou ser o mais bem sucedido na sua empresa, se isso atrapalha a sua qualidade de vida e resulta em doenças. Seja feliz e agradeça tudo que conquistou. Aproveite sua vida, ela vale mais do que o estresse cotidiano.

O Med9https://www.abctudo.com.br/
Tudo sobre Medicina. De uma forma fácil, prática e bem humorada! chega das chatices técnicas que todos os médicos na Internet usam!

Troca de Informações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo EstresseCefaleia Tensional: A Dor de Cabeça Causada Pelo Estresse

Conteúdo Relacionado

Vacina contra o Herpes Zoster

A vacina contra o herpes Zoster tem uma ótima resposta e é muito bem tolerada. Ela está indicada apenas para idosos, que são aqueles com...

Dor Nas Mãos – O Que Pode Causar Dores Nas Mãos

Dor Nas Mãos - O Que Pode Causar Dores Nas Mãos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialUma dor nas mãos e...

Porque sempre tenho bactéria na urina

Existem vários fatores que tornam as mulheres mais propensas a infecções urinaria que homens em geral: como o tamanho da uretra e a sua...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,467SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Vacina contra o Herpes Zoster

A vacina contra o herpes Zoster tem uma ótima resposta e é muito bem tolerada. Ela está indicada apenas para idosos, que são aqueles com...

Dor Nas Mãos – O Que Pode Causar Dores Nas Mãos

Dor Nas Mãos - O Que Pode Causar Dores Nas Mãos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialUma dor nas mãos e...

Porque sempre tenho bactéria na urina

Existem vários fatores que tornam as mulheres mais propensas a infecções urinaria que homens em geral: como o tamanho da uretra e a sua...

Sono – Quanto Tempo Precisamos Dormir

Sono - Quanto Tempo Precisamos Dormir🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/insoniaÉ durante o sono que o organismo exerce as principais funções...

É possível que, em um casal, um tenha IST e o outro não?

Uma pessoa com Infecção Sexualmente Transmissível - IST, pode ter relações sexuais sem preservativo por muitos com uma pessoa e ainda assim não lhe...