Cefaleia Tensional e Atividade físicaCefaleia Tensional e Atividade física

Cefaleia Tensional e Atividade física

Cefaleia Tensional e Atividade física: Tensão Dor de cabeça, O que é isso?
As dores de cabeça por tensão são o tipo mais comum de dor de cabeça. Essas dores de cabeça não são causadas por doenças. Elas são freqüentemente consideradas dores de cabeça “normais”. Outros nomes para dores de cabeça de tensão são dores de cabeça comuns, dores de cabeça de tensão muscular e dores de cabeça de tensão.

Cefaleia Tensional e Atividade física

A Sociedade Internacional de Dor de Cabeça (Cefaleia Tensional) sugeriu que os médicos usassem o termo dores de cabeça tipo tensão porque muitos nomes diferentes têm sido usados para dores de cabeça de tensão.

Tipicamente as dores de cabeça tipo tensão causam dores leves a moderadas, geralmente em ambos os lados da cabeça. Há uma sensação de pressão ou aperto. Ela não é pulsante e não é acompanhada de náuseas. A dor de cabeça não se agrava com a atividade física de rotina.

A sociedade definiu diferentes categorias com base na freqüência com que as dores de cabeça do tipo tensão ocorrem e na persistência das mesmas:

Cefaleia Tensional, Episódios infrequentes de dores de cabeça tipo tensão

  • Menos de 12 episódios por ano
  • Cada episódio pode durar de 30 minutos a 7 dias
  • Episódios freqüentes de dor de cabeça do tipo tensão
  • Entre 1 e 14 episódios por mês, em média
  • Cada episódio pode durar de 30 minutos a 7 dias
  • Dor de cabeça crônica (persistente) do tipo tensão
  • Pelo menos 15 episódios por mês em média
  • A dor de cabeça dura horas e pode ser contínua
  • Podem ocorrer náuseas leves em parte do tempo
  • A causa exata das dores de cabeça de tensão é desconhecida. Mas parece haver vários fatores que contribuem para isso.

Em parte, eles resultam de mudanças na forma como os nervos da cabeça, pescoço e ombros sentem a dor. Elas também são causadas por mudanças na interpretação do cérebro dos sinais de dor enviados pelos músculos da cabeça e do pescoço. O estresse emocional e a tensão muscular provavelmente também atuam como gatilhos.

Sintomas

O principal sintoma de uma dor de cabeça de tensão é uma sensação de aperto ao redor da cabeça. Isso às vezes é descrito como uma sensação de “faixa de chapéu apertada” ou “torno”.

Os músculos do pescoço e do ombro são frequentemente tensos e doloridos ao toque. A pessoa pode ter problemas de concentração e dificuldade para dormir.

Uma pessoa pode ter tanto enxaqueca quanto dores de cabeça tipo tensão. E os sintomas de dores de cabeça tipo tensão e enxaquecas podem se sobrepor. Por exemplo, ambos os tipos de dores de cabeça podem ser agravadas por luzes brilhantes ou ruídos altos. Em geral, as enxaquecas tendem a ser palpitantes. As dores de cabeça do tipo tensão causam uma dor mais constante. Mas a dor de cabeça de uma enxaqueca ou tipo de tensão pode ser constante ou palpitante ou alternada entre as duas.

Diagnóstico

Não há nenhum teste específico para confirmar o diagnóstico de uma dor de cabeça do tipo tensão. O diagnóstico é determinado por sua descrição da Dor de Cabeça, outro histórico médico e um exame físico normal.

Um exame de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) da cabeça pode ser encomendado. Estes exames de imagem podem ser usados para investigar a dor de cabeça que está associada a sintomas inesperados ou incomuns.

Duração Esperada

Cefaleia Tensional, Uma dor de cabeça tipo tensão episódica pode durar apenas 30 minutos. Mas pode se prolongar por até 7 dias.

Uma dor de cabeça do tipo tensão crônica normalmente dura parte ou todo o dia durante a maioria dos dias da semana. A dor também pode ser contínua. A intensidade da dor pode flutuar durante esse tempo.

Prevenção

Técnicas de relaxamento e prevenção de situações estressantes podem ajudar a evitar dores de cabeça do tipo tensão. Muitas coisas podem desencadear uma dor de cabeça do tipo “tensão”. A identificação e correção de um ou mais gatilhos pode reduzir a freqüência e a gravidade da dor de cabeça.

Tratamento da Cefaleia Tensional

Dores de cabeça tipo episódico pouco freqüentes. Os analgésicos de venda livre são convenientes, eficazes e relativamente seguros. Exemplos incluem aspirina, acetaminofen (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin). Algumas pessoas recebem mais alívio da dor com produtos combinados contendo cafeína.

O uso de qualquer analgésico de venda livre deve ser limitado a não mais do que dois ou três dias por semana. Se os analgésicos forem usados com mais freqüência, podem ocorrer dores de cabeça “ricocheteadas” nos dias em que os medicamentos não são tomados.

Dores de cabeça freqüentes do tipo episódico e de tensão crônica. Essas dores de cabeça são mais difíceis de tratar. As dores de cabeça de “rebote” são comuns quando os analgésicos são interrompidos. A terapia para prevenir a dor de cabeça antes de começar é uma estratégia melhor do que tomar analgésicos depois que a dor de cabeça está presente. Existem vários medicamentos que podem quebrar o ciclo de dores de cabeça recorrentes do tipo tensão, tais como naproxen (Naprosyn, Aleve, versões genéricas) e amitriptyline (Elavil, versões genéricas).

Algumas pessoas são capazes de tratar suas dores de cabeça do tipo tensão sem medicamentos. Você pode aplicar uma compressa de gelo, almofada de aquecimento ou massagem em qualquer área apertada no pescoço e ombros.

Técnicas de relaxamento e exercícios de respiração profunda podem ajudar a diminuir a freqüência e a gravidade das dores de cabeça. Algumas pessoas conseguem alívio com biofeedback ou acupuntura.

Quando Chamar um profissional para Cefaleia Tensional

A maioria das dores de cabeça são inofensivas. É reconfortante se você for capaz de aliviar sua dor de cabeça sem medicamentos ou apenas com o uso ocasional de um analgésico.

As dores de cabeça raramente são causadas por um problema médico grave. Entretanto, você deve ligar ou visitar seu médico, se tiver:

  • Uma dor de cabeça que ocorre após um ferimento na cabeça
  • Uma dor de cabeça acompanhada de febre ou vômito
  • Uma dor de cabeça associada a:
  • Visão embaçada
  • Dificuldade em falar
  • Entorpecimento ou fraqueza dos braços ou pernas
  • Dores de cabeça que estão aumentando em intensidade ou freqüência com o tempo
  • Uma dor de cabeça “trovoada” ou dor de cabeça associada à perda de consciência
  • Dores de cabeça que requerem o uso diário de medicamentos para aliviar a dor

Prognóstico

Dores de cabeça episódicas pouco freqüentes podem geralmente ser tratadas com sucesso com medicamentos para aliviar a dor. Mas encontrar a combinação certa de terapias para aliviar dores de cabeça freqüentes do tipo episódico e de tensão crônica pode levar vários meses. Com o tempo, a maioria das pessoas terá menos e menos fortes dores de cabeça.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dordecabeca

Considerada uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, perdendo apenas para a dor lombar, a dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, tem prevalência de 96%, especialmente entre as mulheres. Isso significa que praticamente todo mundo pode ter esse sintoma ao longo da vida.

Cefaleia Tensional e Atividade física: Tensão Dor de cabeça
Cefaleia Tensional e Atividade física: Tensão Dor de cabeça

Apesar de ter um impacto negativo na vida das pessoas, a dor de cabeça é considerada subdiagnosticada e subtratada. Uma das possíveis causas desse quadro é a banalização do sintoma dor de cabeça. Por parecer algo tão normal, as pessoas acabam se automedicando sem pensar em buscar ajuda especializada. Mas não deveria ser assim.

A origem da cefaleia tem causas variadas que podem ser um sinal de alerta para um distúrbio em qualquer parte do corpo, inclusive o cérebro. Potencialmente curável, uma vez tratada, a sensação desaparece.

Noutros tipos de cefaleias, como a cefaleia de tensão, a prática de atividade física poderá não agravar a dor, contudo é algo variável entre doentes”. A prática de exercício físico pode ajudar a aliviar ou a prevenir as dores de cabeça.

Nesse vídeo eu vou falar um pouco mais sobre os tipos de dores de cabeça, e em qual caso é recomendado atividades físicas para tratar. Então se você quer saber mais sobre dor de cabeça, como tratar a dor de cabeça, quais são os tipos de dor de cabeça, o que fazer para aliviar a dor de cabeça, como a fisioterapia ajuda na dor de cabeça, fica comigo nesse vídeo.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/dordecabeca

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista

Epilepsia – O Que é Epilepsia

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme

Epilepsia – Como Curar Epilepsia

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC

Insônia – Como Acabar Com a Insônia

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas

#CefaleiaTensional
#FisioterapiaDaDor
#WillianRezende
#Neurologista
#Neurologia

 

Informações adicionais

 

Troca de Informações

Cefaleia Tensional e Atividade físicaCefaleia Tensional e Atividade física

Conteúdo Relacionado

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,413SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Dores Nos Olhos – O Que Pode Ser Dor Nos Olhos

Dores Nos Olhos - O Que Pode Ser Dor Nos Olhos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dordecabecaDor nos olhos é uma expressão...

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...