Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Herpes Zoster, O que é isso? O herpes zoster, também conhecido como herpes zoster ou apenas zoster, ocorre quando um vírus nas células nervosas se torna ativo novamente mais tarde na vida e causa uma erupção cutânea.

O vírus que causa herpes zoster, o vírus varicella-zoster, é o mesmo vírus que causa a varicela. É um membro da família do vírus do herpes. Uma vez que você tenha tido varicela, o vírus da varicela-zoster permanece nos tecidos nervosos do seu corpo e nunca desaparece de fato. Ele está inativo, mas pode ser reativado mais tarde na vida. Isto causa herpes zóster.

Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?
Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Os médicos não sabem como ou por que o vírus da varicela-zoster reativa, mas acreditam que a resposta de seu sistema imunológico ao vírus enfraquece com o passar dos anos após a varicela infantil. Quando o vírus reativa, ele viaja através dos nervos, causando freqüentemente uma sensação de queimadura ou formigamento nas áreas afetadas. Dois ou três dias depois, quando o vírus atinge a pele, surgem bolhas agrupadas ao longo do nervo afetado. A pele pode ser muito sensível, e você pode sentir muita dor.

O Herpes Zoster é a reativação da infecção pelo vírus da varicela zoster, geralmente conhecido como Varicela (Catapora), quando a pessoa tem o primeiro contato com este vírus.

Se você já teve varicela, corre o risco de desenvolver herpes-zóster. Entretanto, o vírus não reativa em todos os que tiveram varicela. O herpes zóster aparece com mais freqüência em pessoas com mais de 50 anos e em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Se você estiver tendo tratamento para o câncer, por exemplo, é mais provável que você contraia herpes zóster. Pessoas com HIV geralmente contraem herpes zóster, o que é freqüentemente um dos primeiros sinais de que o sistema imunológico está com problemas.

Suas chances de contrair herpes zóster aumentam à medida que você envelhece, embora a doença possa ocorrer em qualquer idade. Quando a herpes-zóster aparece em crianças, o que é incomum, geralmente é muito leve. Até 20% das pessoas nos Estados Unidos desenvolvem a doença em algum momento.

Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?
Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

As possíveis complicações da herpes zóster incluem:

  • Neuralgia pós-herpética
    • Cerca de 10% dos adultos que adquirem herpes zósteres apresentam dor a longo prazo na área da pele onde ocorreram as bolhas, mesmo após a erupção cutânea ter cicatrizado completamente. Esta condição pode durar meses ou, muito raramente, anos. A dor severa é mais comum em pacientes mais velhos e muitas vezes é acompanhada de extrema sensibilidade ao calor e ao frio na área afetada da pele.
  • Herpes zoster ophthalmicus
    • Isto ocorre quando a herpes zoster ophthalmicus envolve o olho. Herpes zoster ophthalmicus pode afetar sua visão, causando até mesmo cegueira, e pode ser muito doloroso.
  • Zoster oftálmico
    • Também chamado de síndrome de Ramsay Hunt ou zoster geniculado, o zoster oftálmico ocorre quando a herpes zoster afeta as orelhas. Pode causar perda auditiva.
  • Paralisia de Bell
    • O herpes zoster pode causar a paralisia de Bell, na qual um nervo facial é paralisado.
      Sintomas

Sensação de Ardor

O herpes zóster geralmente começa com uma sensação de ardor, uma leve coceira ou formigamento ou uma dor de tiro em uma área específica da pele. A área afetada geralmente está localizada apenas em um lado do peito, abdômen ou rosto ou em uma porção de um braço ou perna. A pele pode ser extremamente sensível, de modo que você pode não ser capaz de suportar roupas tocando ou esfregando a área.

Após cerca de cinco dias, a pele fica vermelha e levemente inchada, e aparece uma erupção cutânea. As bolhas podem se aglomerar em manchas ou formar uma linha contínua que segue aproximadamente o caminho do nervo infectado. As bolhas podem ser dolorosas ou comichosas, e algumas podem ser tão grandes quanto a palma de sua mão. As bolhas continuam a aparecer durante dois a sete dias e eventualmente se quebram, formam crostas e depois cicatrizam.

A herpes zóster também pode causar fadiga, febre baixa e dores musculares leves.

Diagnóstico – Herpes Zóster

O herpes zóster pode ser difícil de diagnosticar antes que os sinais visíveis da doença apareçam. Uma vez que uma erupção cutânea e bolhas aparecem, seu médico provavelmente diagnosticará a herpes-zóster com base em seus sintomas e na aparência de sua pele. Raramente, quando o diagnóstico é menos certo, o médico pode raspar tecido, coletar células da pele afetada e examiná-las sob um microscópio para detectar alterações celulares consistentes com uma infecção por herpes zoster.

Se você tiver uma erupção cutânea através da ponte do nariz ou perto dos olhos, seu médico incluirá um oftalmologista (oftalmologista) em seus cuidados.

Duração Esperada – herpes zóster

A herpes-zóster geralmente leva de 7 a 10 dias para percorrer seu curso, embora as bolhas possam levar várias semanas para desaparecer completamente. Dentro de 4 semanas, a aparência de sua pele muito provavelmente voltará ao normal. Algumas pessoas ficam com manchas escuras na pele, na área da erupção cutânea original.

A duração da dor é altamente variável. A dor da maioria das pessoas diminui dentro de 2 ou 3 meses. Cerca de 10% das pessoas têm dor por muitos meses e cerca de 2% continuam a ter dor por mais de 1 ano.

Prevenção – Herpes Zóster

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomenda agora que adultos saudáveis acima de 50 anos recebam duas doses de uma chamada Shingrix. As doses são dadas com dois a seis meses de intervalo. Diz-se que Shingrix é mais de 90% eficaz contra a telha e a neuralgia pós-terpética – uma condição nervosa dolorosa que pode surgir como uma complicação da telha. Esta nova vacina é mais eficaz que a Zostavax, que tem sido usada desde 2006 e tem sido relatada para reduzir o risco de telhas em apenas 51%. Pesquisas também demonstraram que o Zostavax perde sua capacidade de prevenir a telha após cinco anos.

O CDC diz que você deve ser vacinado com Shingrix mesmo que você não tenha certeza de ter tido varicela e se você já teve telhas. Embora seja incomum, você pode ter herpes-zóster mais de uma vez. Além disso, você deve tomar a vacina Shingrix mesmo que já tenha tomado a vacina Zostavax – embora você deva esperar pelo menos oito semanas a partir do momento em que recebeu a Zostavax para tomar a vacina Shingrix.

A maioria das pessoas que recebe Shingrix experimenta apenas efeitos colaterais leves.

Em teoria, a vacina padrão contra a varicela para crianças deve prevenir a herpes zosteria mais tarde na vida. No entanto, ainda é muito nova para dizer que ela evitará a herpes zosteria.

Tratamento da Herpes Zóster

Se sua condição for diagnosticada dentro de 72 horas após o aparecimento da erupção cutânea, seu médico poderá prescrever medicação antiviral. Alguns medicamentos antivirais usados para tratar as herpes zóster incluem o aciclovir (Zovirax), o famciclovir (Famvir) e o valaciclovir (Valtrex). Os medicamentos antivirais podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver dores crônicas (de longa duração) devido à herpes-zóster.

As erupções cutâneas e bolhas devem ser enxaguadas suavemente uma ou duas vezes por dia com água fria. Seu médico pode sugerir que você use pomada antibiótica em áreas abertas. Como a dor que acompanha as herpes-zóster pode ser intensa, seu médico provavelmente prescreverá um medicamento para a dor.

Para a neuralgia pós-herpética, medicamentos diferentes são frequentemente prescritos para a dor que persiste bem após a erupção cutânea ter desaparecido. Estes medicamentos alteram a forma como os sinais de dor são percebidos por nosso sistema nervoso central. Exemplos incluem

  • amitriptilina
    • Elavil,
    • Endep,
  • doxepina
    • Adapin,
    • Sinequan e
  • gabapentina
    • Neurontin.

Quando a telha afeta os olhos, um oftalmologista (oftalmologista) deve ser consultado imediatamente.

Quando chamar um profissional

O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações a longo prazo, portanto, chame seu médico imediatamente se você estiver com sintomas de herpes zóster.

Prognóstico

A maioria das pessoas se recupera completamente de um episódio agudo sem dor; e a cor da pele volta ao normal. Depois de ter tido herpes zóster, é incomum que a condição volte ao normal. A herpes zóster volta em apenas 2% das pessoas, mas em até 20% das pessoas com AIDS. Complicações a longo prazo da telha, tais como neuralgia pós-herpética, podem continuar por meses ou muitos anos. A doença também pode causar vários graus de descoloração da pele, principalmente o escurecimento.

Depois que o sistema imune controla a infecção, o vírus se aloja na raiz dos nervos na coluna ou da face e, em algum momento da vida, quando a imunidade abaixa, o vírus pode “acordar” causando as lesões na pele, inflamação das fibras nervosas e dor.

Assista a este vídeo e saiba como é feito o manejo da dor pós-herpes zóster: https://youtu.be/ct_K-IY6biM

Veja também no site mais informações sobre esta infecção:
http://www.drakeillafreitas.com.br/herpes-zoster-saiba-mais/

Informações adicionais sobre na Internet Herpes Zóster

 

Troca de Informações

Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?Herpes Zoster: Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Conteúdo Relacionado

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,412SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Dores Nos Olhos – O Que Pode Ser Dor Nos Olhos

Dores Nos Olhos - O Que Pode Ser Dor Nos Olhos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dordecabecaDor nos olhos é uma expressão...

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...