O que é Disartria? - Conheça esta Alteração da FalaO que é Disartria? - Conheça esta Alteração da Fala

O que é Disartria? – Conheça esta Alteração da Fala

Disartria Alteração da Fala – Disartria é o termo médico que designa a dificuldade de utilizar os músculos da fala, ou mesmo a fraqueza destes músculos. As pessoas com disartria perdem sua capacidade de articular as palavras, embora possam compreender a linguagem e usá-la corretamente. Neste artigo, compreenda o que é disartria, suas causas e formas de tratamento.

Disartria Alteração da Fala

Disartria Alteração da Fala

Disartria Alteração da Fala. Embora esta alteração da fala pareça ser um problema de linguagem, sua origem é neuromuscular. Geralmente, a disartria é causada por danos nas regiões cerebrais que controlam os movimentos musculares.[

Esta condição é diferente de “afasia”, uma dificuldade para encontrar as palavras certas para falar algo ou mesmo compreender o que está sendo dito. 

Pessoas que possuem disartria, mas não apresentam afasia, podem entender a linguagem, mas não conseguem formar palavras claramente. No entanto, é comum encontrar pacientes que apresentem afasia e disartria.

Quais as Causas para a Disartria Alteração da Fala?

A disartria é uma condição causada por doenças que provocam lesões nas terminações nervosas que atuam nos músculos da fala. Como exemplo, as estruturas que podem ser lesionadas e causar disartria são: 

  • o cerebelo, que ajuda a coordenar os movimentos do corpo; 
  • os gânglios basais, que atuam no sentido de suavizar estes movimentos; 
  • o tronco cerebral, responsável por controlar os músculos utilizados ​​na respiração e para fazer sons;
  • as fibras nervosas que ligam a camada externa do telencéfalo ao tronco cerebral, responsáveis por coordenar os músculos dos lábios, da língua, do palato e das cordas vocais;
  • os nervos ligados aos músculos na articulação neuromuscular.

Algumas doenças que podem causar esses tipos de lesões e gerar disartria no paciente são: acidente vascular cerebral; Doença de Parkinson; esclerose lateral amiotrófica; esclerose múltipla; distrofia muscular; lesões na cabeça; tumores cerebrais e o uso de alguns medicamentos, principalmente aqueles que causam sonolência.

Quais as Características da Disartria?

Pessoas com disartria são capazes de pronunciar sons. Estes são semelhantes às palavras que elas querem dizer e são pronunciados na ordem correta. No entanto, a fala torna-se imprecisa, monótona, dependendo do local da lesão. Outros sinais mais comuns são:

  • Falar muito suavemente, como se fosse um sussurro ou murmuro;
  • Som rouco, nasal ou ofegante ao falar;
  • Fala arrastada, rouca ou anasalada;
  • Incapacidade de falar alto;
  • Dificuldade para mover a língua ou músculos faciais;
  • Babar ou ter dificuldade para controlar a salivação;
  • Dificuldade para mastigar ou engolir;
  • Queda dos músculos do rosto para um lado.

Como é Feito o Diagnóstico da Disartria?

Quando o paciente desenvolve um problema para falar, seu médico realiza alguns exames para identificar a causa do problema. 

No exame clínico, é necessário saber quais medicamentos o paciente faz uso e se outras condições ou doenças também estão presentes.

Um teste realizado com fonoaudiólogo pode ser necessário para avaliar a gravidade da doença, verificando como o paciente fala, move seus lábios, língua e músculos faciais, além de fatores como qualidade de voz e respiração.

Outros exames solicitados são a ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para identificar alterações cerebrais ou nos nervos e músculos que controlam a fala.

A Eletromiografia, o exame que realiza um estudo de condução nervosa, é importante para o diagnóstico da disartria, pois verifica como a conexão entre nervos e músculos responsáveis pela fala está funcionando. Testes de sangue e urina ajudam a complementar o diagnóstico. 

Como é Feito o Tratamento da Disartria?

O tratamento para a disartria depende, principalmente, de sua causa. Dispomos de abordagens terapêuticas como medicamentos para tratar a causa da disartria, modalidades de terapia que melhorem a linguagem e, em casos mais graves (como tumores ou alteração anatômica), a realização de cirurgia.

É Possível Recuperar a Capacidade de Falar?

Isso depende de alguns fatores. O mais importante é a causa da disartria. Em casos de AVC, por exemplo, é possível recuperar a fala novamente. Contudo, em casos de distúrbio nervoso ou muscular que são progressivos, é menos provável uma recuperação completa. 

Mesmo assim, é possível aprender novas formas para se comunicar e utilizar diversas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para ajudar as pessoas com disartria a falar.

Como Conviver com a Disartria Alteração da Fala?

A pessoa que desenvolve disartria precisa do acompanhamento de um fonoaudiólogo, para realizar exercícios que ajudem a melhorar sua maneira de falar ou mesmo para melhorar sua deglutição, se esta também for afetada. 

Além disso, tanto a pessoa que possui disartria quanto as que convivem com ela precisam trabalhar em conjunto, para melhorar suas interações. Veja algumas dicas:

Se você possui Disartria Alteração da Fala:

  • Fale em frases mais curtas e devagar;
  • Faça pausas entre as frases;
  • Tente produzir o som o mais alto que puder;
  • Pergunte a seus ouvintes se eles estão compreendendo;
  • Procure conversar menos, quando se sentir cansado ou perceber que não está conseguindo se fazer entender;
  • Utilize outros métodos de comunicação, sempre que possível.

Se você convive com alguém que possui disartria:

  • Preste muita atenção ao que ele diz;
  • Observe seus movimentos labiais, enquanto ele fala;
  • Se você não entender a mensagem completa, repita apenas a parte compreendida, para que ele não precise repetir toda a frase;
  • Se ainda tiver dificuldade para compreender, faça perguntas que tenham respostas curtas, para que ele não precise falar muito, ou peça para que ele escreva o que gostaria de lhe dizer.
O Med9https://www.abctudo.com.br/
Tudo sobre Medicina. De uma forma fácil, prática e bem humorada! chega das chatices técnicas que todos os médicos na Internet usam!

Troca de Informações

O que é Disartria? - Conheça esta Alteração da FalaO que é Disartria? - Conheça esta Alteração da Fala

Conteúdo Relacionado

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Ao se expor ao risco de contrair HIV, existe uma série de procedimentos que devem ser tomados pelo médico infectologista, para diagnosticar e até...

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

O que significa exames de sífilis alterados pós tratamento?

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,400SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Ao se expor ao risco de contrair HIV, existe uma série de procedimentos que devem ser tomados pelo médico infectologista, para diagnosticar e até...

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

O que significa exames de sífilis alterados pós tratamento?

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por...

Parceiro HIV Positivo – Pessoas com HIV Podem ter Filhos sem o Vírus? – Dra Responde!

Infectologista Responde! Dra Keilla FreitasInscreva-se no meu canal!! https://www.youtube.com/user/keillavara/Parceiro HIV Positivo, Pessoas vivendo com HIV podem ter filhos, mesmo que seu (sua)  parceiro(a) não  tenha...

Especial Febre Amarela: Existe mais de um tipo?

A doença febre amarela é a mesma, mas pode ser transmitida de 2 formas diferentes:- Ciclo de transmissão silvestre, em que os hospedeiros...