Estado de Hiperfoco no TDAHEstado de Hiperfoco no TDAH

Estado de Hiperfoco no TDAH

Estado de Hiperfoco no TDAH – Estado de Hiperfoco no TDAH. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é uma síndrome que ganha cada vez mais visibilidade dentro da população. De acordo com o tipo de TDAH, seus principais sintomas envolvem a dificuldade de manter-se concentrado e a constante distração quando há a tentativa de foco.

Mas acredite, no TDAH existe um sintoma comum mas que pode causar estranhamento, o hiperfoco, é a capacidade de concentrar-se intensamente em um projeto ou atividade interessante por horas a fio. É o oposto da distração, e é comum entre crianças e adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre esse sintoma.

Estado de Hiperfoco no TDAH

  • Hiperfoco – O que é?
    • O que é Hiperfoco? O hiperfoco se refere a uma fixação intensa em um interesse ou atividade por um período prolongado de tempo. As pessoas que experienciam o hiperfoco como um dos seus sintomas geralmente ficam tão absorvidas que bloqueiam o mundo ao seu redor.
    • O sintoma geralmente aflora quando crianças e adultos com TDAH trabalham intensamente em objetos e temas que lhes interessam. Estado de Hiperfoco no TDAH.

Hiperfoco – Ele pode Afetar Negativamente?

Na teoria, o hiperfoco pode parecer algo positivo, imagine ter um sintoma que o “force” a se concentrar extremamente em um assunto, sem que distrações o atrapalhe? Mas como dito anteriormente, esse sintoma apenas é experimentado quando pacientes exploram algo que gostam muito, e para a grande maioria das pessoas esse “algo” não costuma ser muito benéfico. Pessoas com TDAH podem Dirigir? Ou São um Perigo para Sociedade?

Para crianças, o objeto de hiperfoco pode ser jogar videogame ou assistir TV. Os adultos podem se concentrar demais nas mídias sociais ou nas compras. Mas o que quer que prenda a atenção, o resultado é o mesmo: a menos que algo ou alguém o interrompa, as horas passam e consequentemente, obrigações, tarefas e momentos sociais se perdem ou recebem menos atenção do que deveriam. Estado de Hiperfoco no TDAH.

É preciso desmistificar o conceito de que TDAH somente abrange sintomas de desconcentração. Uma maneira melhor de fazer isso é entender que TDAH não é sobre a ausência de concentração e sim sobre a desregularização do sistema de atenção.

Porque Ocorre o Hiperfoco no TDAH?

O que é TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Como a distração, acredita-se que o hiperfoco resulte em níveis anormalmente baixos de dopamina, um neurotransmissor que é particularmente ativo nos lobos frontais do cérebro e na substância negra. Essa deficiência de dopamina dificulta a troca de marchas para realizar tarefas chatas, mas necessárias.

Crianças e adultos com TDAH têm dificuldade em mudar a atenção de uma coisa para outra. Mas quando estão fazendo algo que gostam ou acham psicologicamente gratificante, eles tendem a persistir nesse comportamento depois que outros normalmente passam a outras coisas. Os cérebros das pessoas com TDAH são atraídos para atividades que fornecem satisfação instantaneamente. Estado de Hiperfoco no TDAH.

Hiperfocar em Tarefas Produtivas

Estado de Hiperfoco no TDAH

Algumas pessoas com TDAH, por exemplo, conseguem canalizar seu foco para algo produtivo, como uma atividade relacionada à escola ou ao trabalho. Outros se permitem focar em algo como recompensa por concluir uma tarefa chata, mas importante.

Muitos cientistas, escritores e artistas com TDAH tiveram carreiras muito bem-sucedidas, em grande parte por causa de sua capacidade de se concentrar no que estão fazendo por horas a fio. Mas o foco intenso e irrestrito é geralmente um passivo. Se não for controlado, pode levar ao fracasso na escola, perda de produtividade no trabalho e relacionamentos tensos com os amigos e em casa.

Para hiperfocar em tarefas que são produtivas em vez de focar apenas em tarefas não tão benéficas como mexer no celular ou jogar videogame, é preciso encontrar um prazer e uma paixão nessas atividades, como estudar um assunto que é interessante.

Hiperfoco no TDAH: Pode Ser Treinado?

Se uma pessoa com TDAH tende a se perder em uma atividade favorita, deve-se primeiro limitar a quantidade de tempo que se passa na atividade. Tanto para uma criança como para um adulto com TDAH. A situação deve ser controlada.

É essencial desenvolver um sistema que redirecione o foco. No entanto, estabelecer um horário de parar não é o suficiente, é preciso que algo esteja incluído no momento de parar. Como um despertador ou pedir auxílio para que alguém alerte a hora de cessar a atividade. Estado de Hiperfoco no TDAH.

Tornando as Tarefas “Chatas” Mais Atraentes

Por fim, a melhor maneira de lidar com o hiperfoco não é combatê-lo, mas aproveitá-lo. “Se a escola ou o trabalho puderem ser estimulantes, o hiperfoco funcionará da mesma maneira.

Uma criança com TDAH fica entediada rapidamente quando é solicitada a memorizar várias datas históricas, por exemplo. Mas se essa tarefa for atrelada a outra mais interessante, como auxiliar na escrita de uma peça sobre o assunto e depois se apresentar, ele irá se destacar.

O mesmo vale para adultos. Um trabalho que forneça responsabilidade pública, juntamente com consequências mais imediatas e agradáveis, pode ser ideal para pessoas com TDAH. Estado de Hiperfoco no TDAH.

Mais Informações na Internet
O Med9https://www.abctudo.com.br/
Tudo sobre Medicina. De uma forma fácil, prática e bem humorada! chega das chatices técnicas que todos os médicos na Internet usam!

Troca de Informações

Estado de Hiperfoco no TDAHEstado de Hiperfoco no TDAH

Conteúdo Relacionado

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,403SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Acabei de me expor ao risco de contrair HIV. O que devo fazer?

Síndrome Dolorosa Miofascial – Dor Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial - Dor Miofascial🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dormiofascialVocê sabe qual o sintoma que mais leva as pessoas a...

Vergonha de Falar sobre Incontinência Urinária com o Ginecologista Atrasa o Tratamento

Falar sobre Incontinência Urinária. A incontinência urinária, assim como todas as disfunções do assoalho pélvico, atingem um número significativo de mulheres. No entanto, são...

O que significa exames de sífilis alterados pós tratamento?

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por...