Insegurança - Como ser Menos InseguroInsegurança - Como ser Menos Inseguro

Insegurança – Como ser Menos Inseguro

Insegurança – Como ser Menos Inseguro: A insegurança é algo que todos nós já experimentamos em algum momento ou outro. Mesmo a pessoa mais confiante na sala está certamente insegura sobre algo.

Insegurança – Como ser Menos Inseguro

O problema da insegurança é que ela tem o poder de nos deter em todas as áreas da vida. E o culpado pode ser totalmente pequenas coisas, como se preocupar se você está usando ou não as últimas e mais chiques perneiras ou as coisas realmente grandes da vida, como negociar um salário mais alto ou permanecer em uma relação tóxica porque você subconscientemente não acredita que merece ser feliz.

Embora existam muitas razões que podem explicar como se cultiva uma sensação de insegurança, de acordo com o especialista em confiança e comunicação Karol Ward, alguns exemplos comuns incluem crescer em um ambiente que não se sentia emocionalmente seguro, ou experimentar um incidente traumatizante que proporcionava um feedback negativo (ou seja, ser despejado fez você acreditar que não é amável, ou bombardear uma apresentação na escola média levou você a acreditar que é terrível em falar em público).

A boa notícia é que as inseguranças não são colocadas em pedra. Você pode superá-las a 100%, não importa o quão grandes ou pequenas elas sejam. Fazer isso requer apenas algum trabalho sobre si mesmo e um plano de ação. Mas, saiba disso: Independentemente do que sua insegurança lhe diga (você não é bom o suficiente, digno o suficiente, bonito o suficiente – blá, blá, blá), todos nós somos inerentemente suficientes. Ponto final.

Pronto para se sentir mais confiante do que nunca? Continue lendo para obter dicas de especialistas para acabar de vez com a insegurança.

1. Não se julgue

Sentir-se inseguro já é difícil, e bater em você mesmo por ter essas emoções em primeiro lugar não lhe fará nenhum bem. Portanto, como ponto de partida, Ward recomenda abandonar o auto-julgamento. Aceite o fato de que você se sente inseguro sobre algo, e concentre-se em fazer o trabalho para mudá-lo. Um pouco de amor-próprio pode realmente ir muito longe.

2. Seja seu próprio BFF

Uma técnica de comportamento cognitivo que a Ward prescreve é dizer coisas a você mesmo que seu BFF (ou qualquer outra pessoa que realmente o ame) lhe diria quando você estiver duvidando muito de si mesmo.

Por exemplo, se você está se candidatando a um novo emprego, em vez de dizer a si mesmo que nunca o conseguirá ou que não tem experiência suficiente, etc., pense no que seu melhor amigo lhe diria para encorajá-lo. (Exemplos: Você é incrível. Você é mais do que qualificado. Definitivamente, você deve se candidatar). Basicamente, gaseie-se, porque você merece.

Insegurança - Como ser Menos Inseguro
Insegurança – Como ser Menos Inseguro

3. Concentre-se nos passos do bebê

Superar a insegurança é uma jornada, e não acontece da noite para o dia. Portanto, tire essa pressão de si mesmo, diz Ward. Você pode começar a progredir simplesmente dando pequenos passos para aumentar sua confiança e sair de sua zona de conforto de maneiras em que os riscos não sejam tão altos. Se as inseguranças sociais são sua luta, comece apenas cumprimentando alguém novo ou falando com apenas uma pessoa em uma festa. São esses pequenos passos que eventualmente lhe dão a confiança para fazer as coisas maiores e mais assustadoras.

4. Corte as pessoas que fazem você se sentir menos do que

“Observe quem alimenta sua insegurança e quem o defende”, diz Ward. Portanto, se você tem um amigo que está sempre trazendo você para baixo, talvez seja hora de se distanciar deles. Quando você precisar de conselhos e apoio, diz ela, vá até as pessoas que sempre o animam e que realmente querem vê-lo vencer.

5. Preste atenção à sua linguagem corporal

A insegurança também pode se manifestar de formas físicas, como estar em pé ou sentado de maneira desordenada. Quando uma pessoa assume este tipo de posição, ela envia uma mensagem aos outros.

“É quase como se eles não quisessem ser vistos”, diz Ward. “

[Eles] estão subconscientemente tentando ser pequenos, e podem até mesmo não estar cientes disso”. Simplesmente sentar e ficar de pé e forte pode fazer você se sentir mais confiante, diz ela, porque “a fisicalidade pode informar a mentalidade”.

6. Toque nela

A técnica da liberdade emocional, também conhecida como sapateado, é uma ferramenta poderosa para quebrar a insegurança, diz Gala Darling, defensor do amor próprio e autor de Radiance Radical. A modalidade de cura, uma combinação de acupressão chinesa antiga e psicologia positiva, ajuda a reprogramar crenças limitantes que fazem você se sentir preso por literalmente bater em pontos meridianos em seu rosto e corpo.

7. Comemore suas vitórias

“Quando você superar uma insegurança, certifique-se de reconhecê-la”, diz Ward.

Quer você tenha falado no trabalho ou expressado sua verdade ao seu parceiro, certifique-se de celebrar até a menor das coisas que você fez para entrar em seu poder e esmagar totalmente a insegurança. Isto cria um impulso e eleva sua confiança como uma loucura.

8. Deixe sua própria buzina

Quando você está ajoelhado em uma poça de insegurança, é fácil esquecer como você é realmente incrível, e é por isso que Darling recomenda manter uma lista à mão de todos os elogios que você já recebeu das pessoas. “É realmente útil fazer um balanço das coisas em que você é bom e das qualidades que você tem”, diz ela. Passe realmente algum tempo se concentrando no que o torna tão especial e mantenha esses pensamentos de alta vibração na frente de sua mente.

9. Mude sua história

 

Aqueles pensamentos negativos repetitivos que estão constantemente em sua mente? Ponha um ponto final neles, imediatamente. “Mude a história que você está contando a si mesmo”, diz Darling. Muitas vezes, essa voz crítica interior, nem sequer é a nossa, acrescenta ela.

Talvez seja algo que ouvimos da sociedade ou de nossos pais quando estávamos crescendo. Ter consciência de nossos pensamentos, independentemente de sua origem, é o primeiro passo para nos desapegarmos deles e criar espaço para contar a nós mesmos uma história nova e mais fortalecedora”.

10. Consultar um especialista

Se sua insegurança é um problema contínuo que realmente está afetando sua vida, Ward aconselha consultar um terapeuta ou um técnico para ajudá-lo a explorar seus medos e inseguranças.

“Já vi pessoas realmente transformarem suas vidas uma vez que elas entendem de onde vem e como isso as afeta”, diz ela. “Trata-se realmente de mudar esse estado de espírito de dentro para fora”.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/emocoes

Insegurança surge de uma dúvida constante em relação a si mesmo, sobre suas capacidades e competências. Podemos nos sentir inseguros em vários momentos de nossas vidas: financeiro, pessoal, emocional, social. Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial.

É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido. A insegurança traz um sentimento de incapacidade e de não merecimento, mesmo que a situação mostre o contrário.

A insegurança nos envolve em um estado emocional frágil, onde podemos sentir diversas emoções e crenças, tais como:

  • Sentimento de inferioridade
  • Sentimento de incapacidade
  • Não merecimento
  • Medo de fracassar
  • Medo de ser rejeitado
  • Medo de ser criticado
  • Medo de não atender a expectativas
  • Dificuldade na tomada de decisões
  • Acredita que está sempre sendo julgado
  • Se sente injustiçado
  • Perda da autoconfiança
  • Pouca assertividade
  • Baixa autoestima
  • Dependência

Muitas vezes a pessoa se sente inseguro porque não sabe “que sabe”, nunca se deu a oportunidade de testar sua própria capacidade, pode existir uma crença de que não consegue.

Outros exemplos seriam a insegurança que aparece quando a pessoa não consegue ter iniciativa diante de atividades as quais gostaria muito de participar, por exemplo, ir numa festa, puxar conversa com alguém interessante, ir ao clube, ir à ginástica.

Ou também sentimento de falta de garantia ou informações seguras sobre determinado tema. Incerteza quanto a resultados ou previsão negativa de resultados. Por exemplo uma pessoa insegura em seu relacionamento não acredita ter garantias de que esta relação está sendo a melhor possível dentro de suas expectativas.

Nesse vídeo eu vou falar um pouco mais sobre insegurança. Então se você quer saber mais sobre o que é uma pessoa insegura, o que fazer para melhorar a insegurança, como a terapia ajuda na insegurança, fique comigo nesse vídeo.

🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)!
https://willianrezende.com.br/emocoes

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista

Epilepsia – O Que é Epilepsia

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme

Epilepsia – Como Curar Epilepsia

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC

Insônia – Como Acabar Com a Insônia

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas

Isegurança – Como ser Menos Inseguro
https://youtu.be/4Vnc73oSviY

Troca de Informações

Insegurança - Como ser Menos InseguroInsegurança - Como ser Menos Inseguro

Conteúdo Relacionado

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,412SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Dores Nos Olhos – O Que Pode Ser Dor Nos Olhos

Dores Nos Olhos - O Que Pode Ser Dor Nos Olhos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dordecabecaDor nos olhos é uma expressão...

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...