Sífilis Coça?Sífilis Coça?

Sífilis Coça?

Sífilis Coça? A Sífilis é uma Doença com Vários Estágios. Sua evolução, quando não tratada, consiste em várias fases sintomáticas, entremeadas de fases assintomáticas.

Sífilis Coça?

Geralmente, a lesão causada pela Sífilis Primária é única; não dói: a não ser que tenha uma outra infecção local associada; não coça; não arde e não tem pus. No entanto, existem outras fases, em que pode haver o aparecimento de outros sintomas. Saiba mais, assistindo a este vídeo: https://youtu.be/MBl6KXBsPWA

Sífilis – O que é isso?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por um tipo de bactéria chamada Treponema pallidum. Em seu estágio inicial, a sífilis produz uma ferida aberta (úlcera) que vaza fluido cheio de bactérias da sífilis. A sífilis pode ser transmitida pelo contato com esta úlcera ou outras feridas infecciosas que se formam mais tarde na doença, geralmente durante o sexo vaginal, oral ou anal. Se não for tratada, a sífilis passa por uma série de estágios que afetam diferentes partes do corpo, embora os estágios possam se sobrepor:

  • Sífilis primária
    • Neste primeiro estágio, a sífilis causa uma úlcera indolor chamada chancre, geralmente na área genital onde as bactérias da sífilis entram no corpo. Este estágio começa 10 a 90 dias (em média três semanas) após uma pessoa ter sido exposta a alguém com sífilis. A ferida desaparece sem tratamento em cerca de quatro a oito semanas.
  • Sífilis secundária
    • Nesta fase, as bactérias da sífilis se espalham por todo o corpo. Isto geralmente causa uma erupção cutânea na maior parte do corpo, juntamente com febre, dores e outros sintomas. Esta fase começa seis a oito semanas após uma pessoa ser exposta à sífilis, e dura até um ano.
  • Sífilis latente
    • Esta fase começa quando a fase secundária termina. Embora não haja sintomas, a pessoa permanece infectada. Esta fase pode durar muitos anos, mesmo para o resto da vida de uma pessoa. Cerca de um terço dos casos de sífilis latente progride para a sífilis terciária.
  • Sífilis terciária
    • Nesta fase, as bactérias da sífilis podem causar danos graves a muitos órgãos internos diferentes, incluindo o cérebro e a medula espinhal. Normalmente começa dentro de 10 anos após a infecção e pode terminar em morte.
      Mulheres grávidas com sífilis podem passar a bactéria para seus bebês, causando uma condição conhecida como sífilis congênita. A sífilis congênita causa uma variedade de problemas de pele e órgãos em bebês, e pode ser mortal. As mulheres grávidas com sífilis também têm cerca de 40% de chance de ter um bebê nascido morto.

Se você estiver infectada com sífilis, pode ser mais fácil para você se infectar com o HIV. Se você já tem o HIV, uma infecção por sífilis pode torná-la mais propensa a espalhar o HIV para outras pessoas.

Sintomas da Sífilis

Sífilis Coça? não! mas, Os sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença:

  • Sífilis primária
    • Geralmente, uma única úlcera (chancre) aparece no local onde a bactéria entrou no corpo. Os genitais são o local mais comum para o desenvolvimento de chancros, mas estas úlceras também podem se formar ao redor da boca ou do ânus. O châncreas é firme e indolor, e exsuda fluido que contém bactérias sífilis. s vezes, os linfonodos próximos à úlcera se tornam maiores, mas permanecem indolor. O canalcre da sífilis primária geralmente cicatriza após uma a cinco semanas, embora a pessoa continue infectada.
  • Sífilis secundária
    • Os sintomas típicos da sífilis secundária são:
    • Uma erupção cutânea, que pode parecer com manchas ásperas de “centavos de cobre” ou pontos vermelhos finos nas palmas das mãos e plantas dos pés.
    • Uma erupção cutânea nos braços, pernas e tronco – A erupção cutânea pode assumir uma variedade de formas, como pequenas manchas ou círculos indentados; pequenas bolhas cheias de pus; manchas grossas cinzentas ou cor-de-rosa
    • Manchas brancas dentro da boca e outras membranas mucosas.
    • Sem tratamento, os sintomas de erupção cutânea geralmente desaparecem após duas a seis semanas.

Outros sintomas podem incluir:

  • Gânglios linfáticos aumentados (glândulas inchadas)
  • Febre
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor de garganta
  • Má apetência
  • Perda de peso
  • Sífilis Coça? Não!
  • Sentir-se extremamente cansado
  • Sem tratamento, esses outros sintomas geralmente duram cerca de um ano.

Fase latente – Esta fase não causa nenhum sintoma.

Sífilis terciária – Nesta fase, a sífilis causa sintomas relacionados a lesões graves de órgãos. Estes sintomas podem incluir:

Tumores destrutivos, chamados de gomas, na boca, nariz, língua, ossos, pele, fígado ou outros órgãos

Dores no peito ou dificuldades respiratórias relacionadas com danos na válvula cardíaca ou na parede da aorta (o principal vaso sanguíneo que traz sangue do coração para o resto do corpo)

Dor nas articulações

Paralisia, problemas de coordenação, perda de sensibilidade, cegueira, deterioração da função intelectual, mudanças de personalidade e impotência devido a danos nervosos ou cerebrais

Diagnóstico

Se seu médico suspeitar que você tem sífilis, ele ou ela procurará qualquer um dos sintomas típicos da doença, especialmente para um câncer na área genital. Seu médico pode diagnosticar a sífilis coletando uma amostra de líquido de uma úlcera suspeita e examinando esse líquido sob um microscópio para detectar a presença de bactérias da sífilis.

Seu médico também pode solicitar exames de sangue para verificar a presença de certos anticorpos que estão presentes em pessoas com sífilis. Entretanto, em alguns casos, pessoas sem sífilis testam positivo para esses anticorpos. Um teste positivo pode ter que ser confirmado com um segundo exame de sangue.

Devido ao alto risco de infecção pelo HIV em pessoas com sífilis, as autoridades de saúde pública recomendam que todas as pessoas infectadas com sífilis sejam testadas para a infecção pelo HIV.

Duração Esperada
A menos que seja tratada, a sífilis é uma doença para toda a vida.

Prevenção

Uma pessoa que tem sintomas de sífilis primária ou secundária pode passar uma infecção de sífilis para seu parceiro sexual. Durante o ato sexual, as bactérias podem passar de feridas para o parceiro sexual não infectado através de pequenas quebras na pele. Para evitar que isso aconteça, uma pessoa infectada pela sífilis (e seus parceiros sexuais) deve se abster da atividade sexual até após a conclusão do tratamento para a infecção. Toda mulher grávida deve fazer um exame de sangue para a sífilis para evitar que a infecção passe para seu bebê.

Tratamento

Pessoas com sífilis primária podem geralmente ser curadas com uma única injeção de uma penicilina de ação prolongada. Pessoas em estágios posteriores necessitam de tratamento mais prolongado com penicilina. Outros antibióticos, incluindo doxiciclina, azitromicina ou ceftriaxona, podem ser eficazes para pessoas alérgicas à penicilina. Todos os parceiros sexuais de pessoas com sífilis também devem ser tratados. Os bebês nascidos com sífilis congênita devem ser tratados com um curso de penicilina.

Quando chamar um profissional

Contate o médico se você desenvolver algum dos sintomas da sífilis, especialmente se você estiver grávida. Se você tiver um parceiro sexual diagnosticado com sífilis, contate seu médico imediatamente para que você possa ser tratado da sífilis.

Prognóstico

Com o tratamento antibiótico adequado, a infecção precoce da sífilis pode ser curada sem causar danos permanentes. Embora os estágios posteriores da sífilis também respondam aos antibióticos, o tratamento não reparará nenhum dano aos órgãos causado pela doença. Sem tratamento, cerca de um terço dos pacientes com sífilis latente desenvolvem sífilis terciária, e esses pacientes correm o risco de danos graves aos órgãos e de morte. Sífilis Coça? não!

Informações adicionais

Troca de Informações

Sífilis Coça?Sífilis Coça?

Conteúdo Relacionado

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,412SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Dores Nos Olhos – O Que Pode Ser Dor Nos Olhos

Dores Nos Olhos - O Que Pode Ser Dor Nos Olhos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dordecabecaDor nos olhos é uma expressão...

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...