Como Acabar Com a Hiperidrose? Você sabe o que é hiperidrose? Você sofre com isso?
Isso te incomoda e você não tem ideia do que fazer para diminuir esse problema?
Vem saber mais sobre o assunto e o que fazer para acabar com a hiperidrose.
Como Acabar Com a Hiperidrose? – O QUE É HIPERIDROSE?
- A hiperidrose é caracterizada pela produção de suor exagerada pelas glândulas sudoríparas (glândulas que sintetizam suor) em certos locais do corpo.
Ei, continua sem entender qual a diferença com o suor normal?
- A diferença de uma pessoa que tem hiperidrose com uma pessoa que sua normal: é que você passa pelo constrangimento de cumprimentar alguém e estar com a mão sempre molhada de suor ou apresenta esse problema nos pés, axilas ou rosto (entre outras partes do corpo).
- Essa doença ocorre sem uma explicação comprovada cientificamente.
As pessoas que apresentam suor excessivo nas mãos e nos pés compõem o grupo que mais sofre, afinal, mesmo calmos, podem suar muito. O fator estresse atua nesse grupo, porém, é mais significativo nas pessoas que possuem hiperidrose no rosto e axilas.
Bad news leitores, sabe seu amigo gordinho, que tem IMC (índice de massa corpórea) alto, e sua horrores? Há uma explicação para isso. Atualmente, descobriu-se que quanto mais gordinho, pior são os problemas da hiperidrose. Não tem jeito né gente, ser gordinho só traz problemas pra saúde.
Não esquecendo que a hiperidrose tem conexão com os diabéticos, sabiam? A maioria das pessoas que possuem suor em excesso são diabéticos ou têm parentes diabéticos.
Portanto,temos um grupo de risco: pessoas acima do peso, diabéticos e aqueles que possuem casos de sudorese excessiva na família (herança genética).
- A cada 10 pessoas afetadas, 6 são mulheres e 4 são homens. No entanto, as mulheres se consultam com mais frequência do que os homens.
Como Acabar Com a Hiperidrose? – QUAL O IMPACTO NA VIDA DAS PESSOAS QUE TEM HIPERIDROSE?
A qualidade de vida das pessoas afetadas é caracterizada como ruim ou muito ruim. Por isso, bora prestar atenção na sua produção de suor, agendar uma consulta com o especialista (se necessário) e discutir com ele o tratamento mais eficaz.
Me conta, você lembra muito bem do seu migo que mais suava, não é? E ainda identificavam ele como ” o menino(a) que sua” e todo mundo gosta de fazer uma brincadeirinha seja maldosa ou não. Então, é lógico que os jovenzinhos afetados sofrem bullying e isso é bem chato?!
É lógico que essa doença vai afetar o psicológico de quem sofre com a hiperidrose. Ah, o resultado? O resultado é sempre situações de tensão, ansiedade e estresse, os quais podem refletir de forma considerável até mesmo no aprendizado desse adolescente.
Por falar em coisas ruins, a sudorese excessiva atrapalha até nas relações sociais. Ué, você está indo encontrar com seu crush e está mega nervoso, ai começa a suar. PRONTO! Você vai cumprimentar a pessoa e seu rosto está úmido, sua mão está molhada, seu pé está molhado, sua roupa começa a ficar molhada. QUE DROGA, né?! Até no trabalho ou na escola, o problema afeta, já que você fica suando muito sem motivo, fica difícil para escrever ou mexer no computador. É nesse aspecto que a sudorese nas mãos impacta mais o convívio social.
Como Acabar Com a Hiperidrose? – TRATAMENTO
Há duas formas de tratar essa disfunção, vejamos:
- Forma clínica:
- Uso de antitranspirantes mais potentes
- Medicamentos, via oral, que impedem o estímulo da produção do suor
- Aplicação do botox, a fim de bloquear as vias que liberam o suor, temporariamente, é mais utilizado em sudorese das mãos, pés e axilas
- Forma cirúrgica: utilizando quando a forma clínica não apresenta resultados.
- Uma cirurgia minimamente invasiva, que consiste na retirada da glândula sudorípara das axilas ou do nervo que estimula a produção do suor (nervo do sistema simpático torácico), via videocirurgia.
Então, se você tem hiperidrose, vá procurar seu dermatologista e trate-se.