TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do SonoTDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono: Insônia e outros problemas de sono podem agravar os sintomas de TDAH; existem opções de tratamento.

TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

Os pais e médicos relatam que os problemas de sono afetam 25% a 50% das crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os problemas mais típicos incluem a resistência ao sono e a dificuldade para adormecer.

Estudos que utilizam medidas objetivas de qualidade do sono produziram resultados inconsistentes, entretanto. Por exemplo, estudos usando um actiógrafo, um monitor leve que as pessoas podem usar em casa, descobriram que o sono em jovens com TDAH é semelhante ao de outros jovens quando se trata de parâmetros como o início do sono, duração e qualidade. Ao mesmo tempo, estudos com actigrafia sugerem que os jovens com TDAH são mais ativos durante a noite (avaliados pela freqüência e duração dos movimentos), e mostram maior variabilidade nos padrões de sono de uma noite para a outra – sugerindo uma regulação instável do sono e da excitação.

Os sintomas de TDAH e problemas de sono muitas vezes se sobrepõem, tornando difícil diferenciar os dois. Por esta razão, é importante descartar problemas de sono antes de confirmar um diagnóstico de TDAH. Ao mesmo tempo, os distúrbios do sono podem exacerbar os sintomas do TDAH – e vice-versa – representando um desafio tanto para os pais quanto para os médicos.

Uma Relação Bidirecional – TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade

O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, Quarta Edição (DSM-IV) descreve quatro subtipos de ADHD (TDAH): predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo, combinado, e não especificado de outra forma. Embora a gravidade varie, os sintomas normalmente incluem incapacidade de focalizar, manter a atenção, planejar ou executar tarefas, ou lembrar de coisas.

Clínicos e pais há muito notam uma associação entre sintomas de distúrbios do sono e TDAH em crianças. (É menos claro se os problemas de sono ocorrem em adultos com TDAH, em parte porque os problemas de sono são comuns em adultos em geral). A causa dos problemas de sono em TDAH – e como as duas condições estão relacionadas – permanece desconhecida, mas o pensamento atual é que múltiplos fatores podem estar envolvidos e que eles provavelmente interagem.

Biologia. Embora a pesquisa seja preliminar e às vezes especulativa, ela sugere que tanto o TDAH quanto certos distúrbios do sono compartilham anormalidades biológicas comuns. Perturbações nos sistemas neurotransmissores, especialmente as que envolvem dopamina e norepinefrina, são encontradas tanto em pessoas com TDAH quanto naquelas com distúrbios do sono.

Outras pesquisas sugerem que ritmos circadianos anormais podem contribuir tanto para o TDAH quanto para problemas de sono em algumas pessoas. Por exemplo, um estudo relatou que crianças sem medicamentos com TDAH que têm problemas para adormecer têm um aumento noturno tardio da melatonina (um químico que induz sonolência) quando comparadas com crianças não medicadas com TDAH que não têm insônia.

Comportamento. Sintomas tais como hiperatividade e incapacidade de assentar podem contribuir para a resistência na hora de dormir. Da mesma forma, o sono deficiente à noite pode piorar o comportamento durante o dia, levando a um ciclo contraproducente que afeta tanto a qualidade do sono quanto os sintomas de TDAH.

Dois estudos preliminares que utilizaram medidas objetivas de sono e alerta diurno em jovens com TDAH chegaram à conclusão contra intuitiva de que – pelo menos em algumas crianças – o comportamento hiperativo pode resultar de um comportamento subarousal no cérebro. Em ambos os estudos, os investigadores descobriram que o sono em crianças com TDAH era semelhante ao dos controles, mas que as crianças com TDAH estavam menos alerta e mais propensas a ter sono durante o dia, como parar de roncar.

Outras condições. Ansiedade, depressão, distúrbios de aprendizagem, distúrbios de conduta e distúrbios desafiadores opostos também ocorrem comumente em conjunto com a TDAH, e podem contribuir independentemente para problemas de sono. Crianças com TDAH e ansiedade ou depressão, por exemplo, podem ruminar sobre os eventos do dia ou se preocupar com o dia seguinte, e esses pensamentos angustiantes podem mantê-las acordadas.

TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono
TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

As crianças também podem desenvolver distúrbios primários do sono em conjunto com a TDAH. Dois dos mais comuns são os distúrbios respiratórios do sono (afetando até 25% das crianças com TDAH) e a síndrome das pernas inquietas ou distúrbio do movimento periódico dos membros (afetando até 36%). De diferentes maneiras, estes distúrbios contribuem para múltiplos despertares e padrões de sono perturbados.

  • Estimulantes
    • Cerca de um terço das crianças com TDAH que não estão sob medicação sofrem de insônia crônica, sugerindo que a dificuldade em adormecer pode ser intrínseca ao transtorno. Entretanto, as pesquisas também sugerem que os estimulantes usados para tratar crianças e adolescentes com TDAH provavelmente causam ou exacerbam a insônia em alguns jovens.

Uma opção é que os jovens tomem os estimulantes apenas no início do dia. No entanto, alguns podem experimentar um fenômeno de “recuperação”, no qual eles se tornam mais hiperativos à medida que a droga estimulante se desgasta. Para essas crianças, pode valer a pena considerar a redução da dose de estimulantes, o uso de uma fórmula de liberação de tempo, ou a mudança para uma droga não estimulante.

Opções de Tratamento – TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

As opções de tratamento para problemas de sono em pessoas com TDAH são geralmente as mesmas que são recomendadas para outras pessoas. O primeiro passo consiste em mudanças de estilo de vida e comportamentos que promovem o sono. A psicoterapia ou os medicamentos fornecem opções adicionais quando necessário.

Higiene do sono. Uma visão predominante é que as pessoas podem aprender a dormir melhor. “Higiene do sono” é o termo usado para descrever comportamentos que promovem o bom sono. Estes incluem manter um horário regular de dormir e acordar, usar o quarto apenas para dormir e manter o quarto livre de distrações como o computador ou a televisão.

  • Evite a cafeína – TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono
    • O café e o chá não são as únicas bebidas que contêm este estimulante. Alguns refrigerantes, tais como cola, laranja e refrigerantes cítricos, contêm muita cafeína. As bebidas de chocolate ou doces também contêm este estimulante. É importante evitar a cafeína depois do meio da tarde ou no final da tarde, pois esta substância pode permanecer no sistema por horas.
  • Atividade física
    • Exercícios regulares durante o dia, especialmente atividade aeróbica, ajudam as pessoas a adormecer mais rápido, passar mais tempo em sono profundo e acordar menos frequentemente durante a noite. Como um bônus adicional, a atividade física também ajuda a gastar parte da energia que pode contribuir para a hiperatividade e a inquietação. No entanto, pode ser difícil dormir logo após o exercício, portanto, pode valer a pena evitar a atividade física nas horas imediatamente anteriores à hora de dormir.
  • Terapia com Luz
    • Se uma interrupção no ritmo circadiano está contribuindo para problemas de sono e outros sintomas em alguém com TDAH, um estudo preliminar em adultos sugere que a terapia com luz matinal (semelhante à prescrita para distúrbios afetivos sazonais) pode ajudar a melhorar a atenção e o foco durante o dia. Um relato de caso encontrou benefícios semelhantes para os pacientes mais jovens, TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono.
  • Terapia cognitiva comportamental – TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono
    • Como as pessoas que não dormem bem podem ficar preocupadas com o problema enquanto estão deitadas na cama, técnicas cognitivas comportamentais podem ajudá-las a construir mais confiança de que podem desfrutar de uma boa noite de sono.
  • Medicamentos
    • Pesquisas preliminares em crianças com TDAH e insônia sugerem que a melatonina durante a noite pode ajudar as crianças a adormecerem. Antidepressivos e outros medicamentos para tratar distúrbios co-ocorrentes, como depressão ou ansiedade, podem ajudar se o problema for a ruminação. Existe também uma variedade de auxiliares do sono, mas estes geralmente não têm sido estudados em crianças.
Referencias e mais informações de TDAH na Internet
  • Gruber R. “Sleep Characteristics of Children and Adolescents with Attention Deficit-Hyperactivity Disorder”, Child and Adolescent Psychiatry Clinics of North America (Oct. 2009): Vol. 18, No. 4, pp. 863-76.
  • Tsai MH, et al. “Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder and Sleep Disorders in Children”, Clínicas Médicas da América do Norte (maio de 2010): Vol. 94, No. 3, pp. 615-32.
  • Hiperatividade e o Sono – Mútua Influência – Distúrbios do Sono
  • TDAH – O Que É TDAH
  • TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono
O Med9https://www.abctudo.com.br/
Tudo sobre Medicina. De uma forma fácil, prática e bem humorada! chega das chatices técnicas que todos os médicos na Internet usam!

Troca de Informações

TDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do SonoTDAH Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade do Sono

Conteúdo Relacionado

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Fique em Contato

20,831FãsCurtir
2,411SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimos Artigos

Menopausa aumenta risco de Infeção Urinária?

Mulheres já possuem maior risco de infecção urinária que homens, contudo, depois da menopausa esse risco é ainda maior, podendo inclusive, mulheres que nunca...

Dor e Câncer – Como Aliviar a Dor do Câncer

Dor e Câncer - Como Aliviar a Dor do Câncer🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/reabilitacaoO câncer e os tratamentos de câncer...

O que é PrEP – HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Trata-se de uma medicação tomada diariamente por pessoas que não são portadoras do HIV mas estão...

Dores Nos Olhos – O Que Pode Ser Dor Nos Olhos

Dores Nos Olhos - O Que Pode Ser Dor Nos Olhos🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dordecabecaDor nos olhos é uma expressão...

Quando vacinar um adulto saudável?

Não são apenas crianças que devem ser vacinadas. Adultos não se vacinam apenas contra a gripe. Existem uma série de doenças que podem ser um problema...