Já ouviu falar sobre pitiríase versicolor ou também conhecida como micose de praia?
Aí você pensa:
- “Sério que na praia eu posso pegar micose? DROGA, justo agora que já marquei a minha viagem, o que eu faço para evitar?”
Calma, queridos. O nome é micose de praia, mas não está relacionada com a praia diretamente. Porém, é muito comum no verão. Vem ler mais sobre isso…
MICOSE DE PRAIA – O QUE É?
Página de Conteúdos
Micose de praia é uma infecção causada por fungos. Esses fungos vivem na sua pele, mas quando encontra condições adequadas, eles se reproduzem.
Aí, é o problema.
A reprodução descontrolada dos fungos produz um ácido, o qual inibe a produção de melanina. Assim, formam-se as manchinhas na pele, que são mais comuns nas costas e ombros. Essas manchinhas tornam-se mais visíveis sob a exposição da luz do sol. Por isso, o nome popular é micose de praia.
MICOSE DE PRAIA – TRATAMENTO
O tratamento pode ser feito com remédios durante uma semana ou 10 dias, como:
- cetaconazol;
- itraconazol;
- fluconazol;
Além disso, também pode ser feito com:
- pomadas;
- cremes antifúngicas;
Os remédios e pomadas são vendidos sem receita nas farmácias. Geralmente, esse tratamento mais simples elimina a descamação em poucos dias, mas as manchas podem permanecer por meses.
Além disso, em tempos quentes e úmidos, a infecção pode voltar e você terá que voltar a tomar os remédios. Isso é muito comum.
Ei ei, se o tratamento com creme, pomada ou remédio deu certo não vai ficar torrando no sol ein?! Pelo amor de Buda, evita. Quanto mais você evitar o sol, mais chances você tem de acelerar a recuperação da cor da sua pele. Não vai vacilar. Não seja tonto.
Porém, se essa medicação não está resolvendo sua infecção está na hora de você conversar com seu dermatologista e ele vai receitar um remédio mais forte.
Se você quiser saber mais sobre micose clique aqui
MICOSE DE PRAIA – CAUSAS
As causas são muito evidentes:
- calor;
- umidade;
Nenhuma novidade até aí, já que os fungos só crescem sob condições de calor e umidade, como os fungos que causam o chulé (se você quiser saber sobre o chulé).
Para quem não sabe, há fatores que facilitam a infecção, como:
- desnutrição;
- sudorese excessiva;
- uso de anticoncepcionais ( fiquem atentas meninas);
- corticoides
- imunossupressores
MICOSE DE PRAIA – VOCÊ FAZ PARTE DO PÚBLICO ALVO?
A micose pode atingir pessoas de qualquer idade, mas é mais frequente nos adolescentes e jovens.
Esse público-alvo tem grande atividade da glândula sebácea (glândula que produz o sebo para lubrificar a pele e os pêlos), por isso sofrem mais com a infecção.
MICOSE DE PRAIA – SINTOMAS
Ei, você já viu um amigo, parente ou qualquer outra pessoa com manchas na pele? Essas manchas podem ser de cor branca indo até o vermelho ou castanho. Se já viu, essa pessoa tinha micose de praia ou também conhecida como Pitiríase versicolor. A infecção é versicolor por poder apresentar variação nas cores das manchas.
As manchas que são lesões não causam problemas, mas podem coçar um pouco. Então, incomoda.
MICOSE DE PRAIA – DIAGNÓSTICO
Além das manchas serem bem visíveis, é possível diagnosticar por meio do exame de pele, feito por uma dermatologista experiente. É galera, vamos lembrar que um bom especialista é bem importante nesses casos.
O diagnóstico também é feito por uma lâmpada especial, a Wood, as manchas fluorescem de uma forma característica da infecção.
Além disso, também pode ser feito uma raspagem superficial da pele para verificar a pesquisa de fungos e cultura.
Em casos extremos, o dermatologistas poderá indicar uma autópsia da pele.
MICOSE DE PRAIA – PREVENÇÃO
A prevenção é bem simples depois que se sabe as causas.
Ué, você tem que evitar tudo que aumente seu suor, calor e umidade… então:
- Evite usar roupas sintéticas, prefira roupas de algodão;
- Prefira roupas leves, fresquinhas, aquelas roupas gostosas de vestir;
- Evite tomar muito sol;
- Se você teve micose de praia, não pare por aí. Converse com seu dermatologista e resolvam quanto tempo será necessário tomar o remédio para a infecção não voltar;
A micose de praia não é difícil de tratar e não costuma ter muitas complicações.
Mas, fique atento.
Não relaxa.
Cuide-se.
#SaiMicoseDePraia
#DeusMeFreeMicoseDePraia